quarta-feira, 19 de maio de 2021

LUTO: CHARLES GRODIN

https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Grodin (Wikipedia)

https://www.uol.com.br/splash/noticias/afp/2021/05/18/charles-grodin-astro-de-midnight-run-e-beethoven-morre-aos-86-anos.htm (Fonte da imagem)



  • Charles Grodin (Pittsburgh, 21 de abril de 1935 – Wilton, 18 de maio de 2021) foi um ator, escritor, apresentador de televisão e comediante americano.
  • Nascido em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, Grodin era filho de pais judeus ortodoxos, Lena e Theodore Grodin. Seu avô materno foi um imigrante judeu da Rússia, descendente de uma longa linhagem de rabinos. Tem um irmão mais velho, Jack.
  • Frequentou a Universidade de Miami, porém não chegou a se formar. Seu primeiro papel como ator foi numa produção da Broadway de 1962, Tchin-Tchin. Sua estreia no cinema se deu num papel pequeno, não-creditado, no filme de 1954 da Disney, 20 000 Leagues Under the Sea (20 000 Léguas Submarinas). Em 1965 começou a trabalhar como assistente do diretor Gene Saks.
  • Grodin, um aluno de Lee Strasberg e Uta Hagen, começou a aparecer em diversas séries de televisão durante a década de 1960, e interpretou um obstetra no filme de terror Rosemary's Baby (br: O Bebê de Rosemary), de 1968. Durante o fim da década também co-escreveu e dirigiu Hooray! It's a Glorious Day...and All That, e dirigiu Lovers and Other Strangers e Thieves, todas peças da Broadway.
  • Depois de interpretar um papel coadjuvante/secundário na comédia Catch-22, de 1970, Grodin foi escalado no papel principal em The Heartbreak Kid, lançado em 1972, e ganhou reconhecimento como um ator de comédia. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical pelo seu desempenho no filme. Foi baseado num conto de Bruce Jay Friedman; ironicamente, pouco tempo antes, Grodin havia sido substituído por Anthony Perkins numa produção off-Broadway da peça Steambath, também de Friedman. Grodin apareceu posteriormente em diversos filmes célebres da década de 1970, incluindo 11 Harrowhouse (1974), e a versão de 1976 de King Kong, além do sucesso de 1978, a comédia Heaven Can Wait. Durante este período frequentemente apareceu em peças na Broadway, e também se envolveu com a produção de diversas peças, incluindo Thieves, que também dirigiu.

R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui