segunda-feira, 29 de julho de 2019

ANIMAIS EM GERAL: ORANGOTANGO-DE-BORNÉU

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pongo_pygmaeus (Wikipedia)


  • O orangotango-de-bornéu (Pongo pygmaeus), é uma espécie de orangotango, que como seu nome indica, é nativa da ilha de Bornéo (Indonésia e Malásia). Juntamente com o orangotango-de-sumatra, pertence ao único gênero de grandes primatas na Ásia (Pongo). Esta espécie é mais numerosa com aproximadamente 45 mil indíviduos, números que contrastam os 7500 orangotangos-de-sumatra que vivem em seu habitat natural. O orangotango-de-bornéu está ameaçado de extinção devido aos incêndios, a destruição florestal em troca de plantações de óleo de palma e o tráfico ilegal de crias de orangotango. Estes orangotangos partilham aproximadamente 97% de seu DNA com o homem.
  • O orangotango-de-bornéu é o terceiro primata vivo mais pesado, logo a seguir às duas espécies de gorila e são atualmente os maiores animais arborícolas do mundo. A média do peso corporal é ligeiramente mais alta que a dos humanos, embora a sua altura média seja menor. O orangotango-de-sumatra é semelhante em tamanho, mas é em média ligeiramente mais leve. Os orangotangos selvagens machos pesam em média 75 kg, variando entre 50 a 100 kg, e medem entre 1,2 a 1,4 m de altura, enquanto que as fêmeas pesavam em média 38,5 kg, variando entre 30 a 50 kg, e mediam 1 a 1,2 m de altura. Em cativeiro, os orangotangos podem crescer consideravelmente acima do peso, até mais de 165 kg. O mais pesado orangotango conhecido em cativeiro, foi uma macho obeso chamado "Andy" que pesava 204 kg em 1959, quando tinha 13 anos de idade.
  • O orangotango-de-bornéu têm os braços muito longos, que podem atingir até 2 m de comprimento.
  • O orangotango-de-bornéu vive nas florestas tropicais das planícies da ilha de Bornéu, bem como em áreas montanhaosas com cerca de 1900 m (4900 pés) de altitude. Esta espécie move-se a grandes distâncias para encontrar árvores frutíferas.
  • Podem ser encontrados em dois estados da Malásia: Sabah e Sarawak; como em quatro províncias da Indonésia: Kalimantan Ocidental, Kalimantan Oriental, Kalimantan Central e Kalimantan Meridional. Devido à destruição do habitat destes animais, a distribuição das subespécies é altamente irregular por toda a ilha. A espécie tornou-se rara no sudeste da ilha, bem como nas florestas entre o Rio Rejang no centro de Sarawak e as do Rio Padas no oeste de Sabah. Atualmente é uma espécie em extinção por causa do incêndio que teve na ilha por conta da extração predatória de óleo de palma em agosto de 2015.

Cuidando dos Orangotangos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui