domingo, 21 de julho de 2019

HISTÓRIA: PERNELL WHITAKER

https://en.wikipedia.org/wiki/Pernell_Whitaker (Wikipedia)


  • Pernell Whitaker, Sr. (2 de janeiro de 1964 - 14 de julho de 2019) foi um pugilista profissional americano que competiu de 1984 a 2001, e posteriormente trabalhou como treinador de boxe. Ele era um campeão mundial de quatro pesos, tendo ganhado títulos no peso leve, meio-médio, meio-médio e leve; o título leve indiscutível; e os títulos leves e leves. Em 1989, Whitaker foi nomeado Lutador do Ano pela revista The Ring e pela Associação de Escritores de Boxe da América. De 1993 a 1997, The Ring classificou-o como o melhor boxeador ativo do mundo, pound for pound. Ele atualmente detém o reinado mais longo do campeonato leve unificado na história do boxe em seis defesas do título. Whitaker é geralmente considerado como um dos maiores pugilistas defensivos de todos os tempos.
  • Como amador, Whitaker conquistou uma medalha de prata no peso leve no Campeonato Mundial de 1982, seguido pelo ouro nos Jogos Pan-americanos de 1983 e nos Jogos Olímpicos de 1984. Após sua aposentadoria em 2001, Whitaker retornou ao esporte como treinador. Em 2002, The Ring classificou-o em décimo na sua lista de "Os 100 Maiores Caças dos Últimos 80 Anos". Em 2006, Whitaker foi introduzido no International Boxing Hall of Fame, em seu primeiro ano de elegibilidade.
  • Whitaker teve uma extensa carreira no boxe amador, tendo começado aos nove anos de idade. Ele teve 214 lutas amadoras, vencendo 201, sendo 91 delas por nocautes, embora tenha dito que tinha até 500 lutas amadoras. Ele perdeu para o medalhista olímpico de ouro Ángel Herrera Vera na final do Campeonato Mundial de 1982, mas venceu outras quatro vezes, principalmente na final dos Jogos Pan-americanos de 1983, em Caracas. Ele coroou sua carreira amadora com uma medalha de ouro olímpica em 1984, derrotando Luis Ortiz para obtê-la.
  • Em apenas sua décima primeira e décima segunda luta profissional, Whitaker derrotou o ex-campeão mundial Alfredo Layne em 20 de dezembro de 1986 e ex-campeão mundial de peso e meio-médio do WBC Light Roger Mayweather em 28 de março de 1987. Whitaker venceu ambos os combates diante de multidões na cidade natal o Norfolk Scope, a menos de uma milha de onde ele morou quando criança em um projeto habitacional em Norfolk. Whitaker lutaria nove vezes na arena Scope durante sua carreira.
  • Em 12 de março de 1988, ele desafiou José Luis Ramírez pelo título do WBC Lightweight em Levallois, na França. Ele sofreu sua primeira derrota profissional quando os juízes concederam uma decisão dividida a Ramirez. A decisão foi altamente controversa, com a maioria sentindo que Whitaker havia vencido a luta com algo de sobra. Em sua edição de 1999 da 'Enciclopédia Mundial de Boxe', Harry Mullan afirmou que a decisão nessa luta era "geralmente considerada uma vergonha". Até o momento, a decisão é classificada no topo das listas de muitos observadores de boxe das piores decisões na história do boxe.
  • Whitaker se arrastou, ganhando uma decisão sobre Greg Haugen para o título IBF Lightweight em 18 de fevereiro de 1989, tornando-se o primeiro pugilista a derrotar Haugen, enviando-o para o tatame na sexta rodada. Ele então adicionou os cinturões vago da WBC & The Ring, vingando sua derrota para Ramirez em 20 de agosto.
  • Agora um campeão, Whitaker passou a dominar as divisões médias do boxe na primeira metade dos anos 90. Em 1990, ele defendeu seu título de Lightweight contra o futuro campeão Freddie Pendleton e Super Pena Campeão Azumah Nelson de Gana. Em 11 de agosto de 1990, ele nocauteou Juan Nazario em uma rodada para ganhar a WBA e títulos leves e diretos vagos, tornando-se o primeiro campeão Undisputed Lightweight desde Roberto Durán. Seu destaque de 1991 foi uma vitória sobre Jorge Páez e uma luta contra o campeão europeu Poli Díaz, que terminou em outra vitória.

R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui